A PROVA SOCIAL

É natural do ser humano usar atalhos para tomar suas decisões, pois buscamos pistas no mundo de como a gente deve decidir algo, achamos sempre que não estamos vendo todos os lados de algo, ou até por praticidade dada a correria do dia a dia, ou ainda para se sentir pertencente ao coletivo, porque estar dentro do mesmo contexto que a maioria é mais confortável.
Estamos falando do gatilho mental da Prova Social, este é o gatilho que nos leva a ir em lugares que vemos mais cheio, porque nos passa a sensação de que é melhor, ou comprar algo que esgotou mais rápido, porque também nos passa a sensação de que é a melhor escolha de produto, pedimos o prato mais pedido do restaurante por achar que é o melhor, ou ainda usamos o mesmo software que nossos concorrentes ou colegas de outras empresas, por achar que esta é a base mais confiável para ser mais competitivo no mercado, afinal se a maioria escolheu esse deve ter algum motivo.
Muitas vezes o motivo não existe, alguém fez uma escolha e outros foram seguindo esta pessoa sem uma lógica específica, e esse efeito vai se multiplicando e se espalhando.
Nas redes sociais, damos mais credibilidade a quem tem mais seguidores, não necessariamente com base no conteúdo em si.
Basicamente este é um mecanismo de sobrevivência, andar em coletivo é mais “seguro” do que ir contra a maré, esse mecanismo também é conhecido como efeito manada, fazemos nosso movimento primeiro junto aos demais para nos protegermos, depois paramos pra analisar o contexto.

Este vídeo demonstra claramente este gatilho e o efeito dele: