COMO ADMINISTRO MINHAS REDES SOCIAIS EM MEU HORÁRIO DE TRABALHO?

08/05/2019 0 Por RH Hitecnet

Uma pesquisa realizada no último ano revelou que 80% dos profissionais brasileiros gastam até 3 horas da jornada de trabalho na internet.

O impacto do uso em excesso dos dispositivos pode significar um prejuízo significativo para as empresas. Segundos especialistas, a necessidade de interagir e “espiar” as redes sociais é responsável pela queda de rendimento do trabalhador. A utilização dos smartphones em excesso tira o empregado do foco de sua função, acarretando em perda de produtividade.

Pessoas constantemente conectadas aprenderam a fazer várias atividades simultâneas. Em frente ao computador, abrem e fecham janelas de navegadores, atendem telefonemas, respondem mensagens de texto, lêem trechos de notícias, limpam a caixa de entrada do e-email, completam relatórios, fazem cálculos e ainda frequentam redes sociais ou sites esportivos – tudo ao mesmo tempo. Este perfil tem nome: são os “multitasking”, que têm a habilidade (e que geralmente gostam) de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Entretanto, essa aposta vem perdendo força devido às diferenças significativas no rendimento. Afinal, “ser ágil” não significa “ser eficaz”. Quando comparados, o profissional tradicional se mostra mais produtivo do que o multitasking, que alterna de atividades duas vezes mais em comparação aos outros.

De acordo com a neurociência, diante de uma interrupção, o cérebro humano leva cerca de 20 minutos para se concentrar novamente. Isso quer dizer que, embora a habilidade de administrar várias tarefas ao mesmo tempo dê a sensação de que os projetos estão caminhando, a velocidade com a qual as tarefas avançam é lenta.

Em um mundo super conectado cheio de apelos externos, é preciso disciplina em acesso às redes sociais, evitando distrações, não somente para garantir qualidade no trabalho e otimização do tempo, mas também para preservar a mente de pressões e ansiedades desnecessárias.

O conselho? Abra mão do mito do “multitasking” para levar uma “vida focada”.