CULTIVE A CURIOSIDADE

A maior parte das mais extraordinárias descobertas e invenções da história, do uso do sílex para fazer fogo até veículos autônomos, tem alguma coisa em comum: são o resultado da curiosidade. O desejo de procurar informações e experiências e de explorar novas possibilidades é básico do ser humano. A curiosidade é muito mais importante para o desempenho da empresa do que se imagina. Pesquisas recentes apontam três insights sobre curiosidade relacionados aos negócios.
Primeiro, cultivá-la em todos os níveis ajuda os líderes e seus colaboradores a se adaptar às condições incertas do mercado e às pressões externas: quando nossa curiosidade é instigada, as decisões são tomadas com mais racionalidade e as soluções são mais criativas. Além disso, a curiosidade leva os colaboradores a ter ainda mais respeito por seus líderes e a desenvolver relações de trabalho mais confiáveis e mais colaborativas com os colegas.

Segundo, fazendo pequenos ajustes nas posturas de tomada de decisão, podemos encorajar a curiosidade — e melhorar a empresa. Isso vale em qualquer setor industrial como também para o trabalho criativo e para o rotineiro.

Terceiro, embora os líderes possam dizer que eles valorizam cabeças inquisitivas, na verdade a maioria reprime a curiosidade, pois temem que ela aumente riscos e reduza a eficiência. Isto gera falta de inovação nas soluções, barrando oportunidades de crescer e aprimorar processos, além de gerar conformismo e insatisfação nos colaboradores durante suas rotinas do dia a dia.

Além desses insights, a curiosidade traz muitos benefícios que apresentaremos nas próximas postagens.