Dores do Cliente

O sucesso do cliente acontece quando o nosso cliente alcança o resultado que ele deseja através do nosso sistema e relacionamento com nossa empresa.

A experiência do usuário pode determinar o sucesso ou fracasso do sistema.

Muitos acreditam que o objetivo final do cliente é usar o produto,  mas no fundo, o que ele quer é resolver uma dor/um problema.
Por isso, conhecer nossos clientes, saber quais são suas dores e como o nosso sistema poderá resolvê-las é a melhor maneira de entregar sucesso.


Especialistas em Customer Success dizem que é muito comum ver SaaS investindo continuamente em melhorias e inovações em seus produtos e serviços e, mesmo assim, não conseguirem obter um retorno positivo dos clientes.
O que acontece é que na maioria das vezes essas empresas não se lembram de fazer com que o cliente alcance o objetivo desejado quando contratou a solução.

Sendo assim, o usuário não se mantém engajado ao longo das interações que faz com o produto. Não adianta adquirir muitos clientes em menos de um mês se a maioria deles abandonar o software dentro de poucos meses.

Apenas ensinar o cliente através de um treinamento não garante que o mesmo irá manusear o sistema, para isso é necessário haver acompanhamento.

Antes de iniciar um treinamento, ou até mesmo um atendimento é fundamental:

  • Saber qual é o objetivo do cliente com a aquisição do nosso sistema ou com o atendimento.
  • Qual é a expectativa dele com a nossa solução.
  • Saber quais são as dores dele, ou seja, os pontos nevrálgicos que podemos proporcionar o sucesso nestes itens ou nessa situação pontual.

Devemos zelar pela jornada do cliente conosco, pois isto é o que fará com que o cliente seja um promotor ao invés de um detrator do nosso negócio.