Gatilho Mental da História

10/03/2020 0 Por RH Hitecnet

By Academia da Marca Digital  Posted 20/06/2017  In Marketing 0

Os seres humanos têm contado história por milhares de anos. A história é a maneira mais antiga de se passar um aprendizado, durante séculos ela foi (e ainda é) utilizada para passar mensagens de geração para geração.

E por que contar histórias é um excelente gatilho? Porque nós, seres humanos, somos criaturas emocionais e as histórias desencadeiam nossas emoções.

A parte que cuida dessa gestão emocional é o nosso hemisfério direito, ou mente subconsciente, que comanda cerca de 95% das funções e comportamentos do nosso corpo. Esse é um dado apresentado por Gerard Zaltman o autor de “How Customers Think: Essential Insights into the Mind of the Market”.

“ É evidente que pensamos naturalmente através das metáforas. Inclusive, alguns filósofos defendem em um livro recente que você só está ciente de algo de uma maneira real se você conseguir explicá-lo usando uma metáfora. Então, o jeito que a nossa mente é estruturada para trabalhar é fazendo utilização de metáforas e analogias de forma mais ampla. Portanto, é muito importante usar metáforas como um meio para tentar entender o que as pessoas estão realmente pensando e por que elas têm certas atitudes. ” – diz o autor em uma de suas entrevistas.

Ao contarmos histórias ativamos partes do cérebro associadas à visão, audição, paladar, tato e olfato.

Como nosso hemisfério direito é altamente simbólico, ao ouvir uma história a mente subconsciente cria uma experiência interna, fazendo-nos sentirmos emoções, mesmo não estando vivendo a experiência diretamente.

Se você quer um exemplo prático disso veja os comerciais de refrigerantes e energéticos. Ambas bebidas são prejudiciais para nossa saúde, mas ainda assim consumimos, tudo isso devido a história que as empresas contam para vender esses produtos.

Há diversas formas de se contar uma história. Outro livro excelente que pode te ajudar é o “Poder do Mito” de Joseph Campbell.

Fique ligado para mais conteúdo sobre gatilhos mentais. Até a semana que vem!