OS BENEFÍCIOS DA CURIOSIDADE

Agora vamos acompanhar outros pontos importantes que nos trazem o estimulo contínuo da curiosidade em nosso dia a dia.

Menos erros nas tomadas de decisão:
Quando nossa curiosidade é instigada, é menor a probabilidade de nos tornarmos vítimas de crenças nossas já pré estabelecidas, deixando passar analises de erros dentro do processo, e de sermos menos inclusivos com as pessoas envolvidas, pois queremos repassar o mesmo estimulo que estamos tendo e recebendo. A curiosidade tem esses efeitos positivos porque nos induz a criar alternativas.

Mais inovação e mudanças positivas tanto em atividades criativas como em não criativas:
Quando somos curiosos, encaramos as situações difíceis com mais criatividade. Estudos mostram que a curiosidade está associada a reações menos defensivas ao estresse e a reações menos agressivas à provocação. E nosso desempenho profissional melhora quando somos curiosos.  Por conta disto, mesmo que sua atividade seja mais operacional, o estimulo a entender mais dela, se questionar sobre as suas necessidades no processo macro ou outras questões, te estimula a aprimora-lá e também a desenvolver um melhor processo, visto o entendimento da importância e a inclusão no raciocínio lógico de condução da equipe nesta jornada.

Redução de conflitos no grupo e comunicação mais aberta:
A curiosidade encoraja os membros do grupo a se colocar no lugar dos outros e a se interessarem pelas ideias alheias em vez de focar somente nas próprias perspectivas. Isso cria efetividade e harmonia no trabalho conjunto: os conflitos são menos acirrados e os grupos obtêm melhores resultados e interagem melhor.

O valor do aprendizado deve ser reforçado sempre, pois ele nos conduz a busca de melhores ideias e soluções, que podem começar de forma simples, mas acabam sendo trampolins para idéias completamente inovadoras.