RELACIONAMENTO COM CLIENTES: O verdadeiro diferencial competitivo
Toda empresa deve ter um “diferencial competitivo”, ou seja, aquilo que o diferencia dos seus concorrentes e que será reconhecido e valorizado pelo cliente no momento da escolha.
Diferencial competitivo deve ser algo que realmente não pode ser copiado por nenhum concorrente. É quando ele beira o intangível, muitas vezes explicável do ponto de vista do cliente apenas com uma frase do tipo: “Não sei, mas eu gosto e me sinto bem como cliente dessa empresa!”.
Mas, para entender como isso funciona de maneira mais prática, segue alguns pontos importantes:
1 – Pense, sinceramente, no seu cliente como uma pessoa com necessidades, vontades e opiniões. Se você não conhecer o seu cliente de verdade, nunca conseguirá conquistar seu coração. Quem entende as necessidades, atende melhor.
2 – Sua postura deve ser verdadeira e íntegra em tudo o que faz. Mesmo que signifique reconhecer erros. Se comprometa de fato na relação entre a sua empresa, você e seus clientes.
3 – Mais do que ser atendido rápido, o cliente quer ser atendido bem. Manter um diálogo constante com o cliente é imprescindível. Afinal, as relações se tornaram imediatistas e pontuais.
4 – Cumprir promessas e prazos satisfará o cliente e, consequentemente, tornará a sua empresa inesquecível.
“O BOM ATENDIMENTO NÃO É SOMENTE A DIFERENÇA, MAS SIM FAZ TODA A DIFERENÇA”. Paulo Samuel